Conceito de Positivismo

 O metodo positivista criado por Augusto Comte,consiste na observação dos fenômenos,subordinando a imaginação à observação.A filosofia é reduzida a metodologia e a sistematização das ciências.Tem por objetivo incrementar o progresso do bem-estar moral,intelectual e material de todas as sociedades humanas,colaborando para estabelecer um cunho altruístico,cientifico e industrial na educação dos povo


Organicismo

A filosofia positivista se inspirava nos métodos de investigação das ciências naturais para poder relacionar suas relações e princípios com a vida em sociedade. A sociedade para Comte,é concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente,segundo um modelo físico ou mecânico.


Augusto Comte

Auguste Comte fez seus primeiros estudos em Montpellier, sua cidade natal. Em Paris, ingressou na Escola Politécnica, mas com o fechamento temporário da escola, em 1816, voltou a Montpellier para continuar seus estudos na faculdade de medicina. Já imerso na elaboração da doutrina do positivismo, Comte publicou em 1822 seu "Plano de trabalhos científicos necessários para reorganizar a sociedade”. Em 1848 Auguste Comte criou uma "Sociedade Positivista", que angariou grande número de seguidores. Entre 1851 e 1854, publicou os volumes do "Sistema de política positivista", cujas idéias viriam fundamentar várias correntes de pensamento político, em vários países.


Lei dos Três Estados

A lei dos três estados, fundamento da filosofia positivista é ao mesmo tempo uma teoria do conhecimento e uma filosofia da historia. São os estados: teológico, metafísico e positivo. O primeiro em uma escala hierárquica é o teológico, nele o individuo procura as causas e o principio das coisas, recorrendo a agentes sobrenaturais para achá-lo. Neste estado predomina a imaginação, para Comte ele representa a disposição primaria da mente humana, metaforizando é a infância da mente.

O seguinte é o estado metafísico, neste ainda há a procura pelos conhecimentos absolutos. A metafísica tenta explicar a natureza dos seres, sua essência e suas causas recorrendo a entidades abstratas. Em proporções humanas poderíamos analisar com a puberdade da mente humana. Por ultimo o estado positivo, nele a imaginação fica subordinado à observação. Neste estado procura-se exclusivamente os fatos e as suas leis não se importando com as causas nem os princípios das coisas. O estado se atem ao positivo, ao que esta posto ou dado. Esta é a ultima fase e compreende À uma mente humana madura,que não se importa mais com as incerteza das coisas.


 


Relativismo

Para o positivismo tudo é relativo. O estudo dos fenômenos nunca é absoluto, mas relativo à nossa organização e à nossa situação. O saber tem o dever de se aproximar do limite ideal fixado pelas nossas necessidades. O lema do saber para Comte é “ver para prever, prever para saber”.


Hierarquia das Ciências

Comte estabelece uma hierarquia das ciências a partir de certos critérios: a ordem cronológica de seu surgimento; a complexidade crescente; a generalidade decrescente; a dependência mutua entre os diversos estudos científicos. São estas as cinco ciências fundamentais que já atingiram o estado positivo: a astronomia, a física, a química, a fisiologia e a sociologia.


Sociologia

A proposta de criação da sociologia não foi apenas para criar uma ciência dos fenômenos sociais, mas estabelecer uma base racional e cientifica para uma reforma intelectual e moral da sociedade peça instauração do espírito positivo na organização das estruturas sociais e políticas. Para Comte a sociologia pode ser divida em duas partes: a estática social, representada pelo conceito de ordem e a dinâmica social representada pelo conceito de progresso. A estática estudaria os elementos permanentes a todas as sociedades como, por exemplo, a família, linguagem etc. A dinâmica estudaria as leis do desenvolvimento progressivo da sociedade.


Religião da Humanidade

A Humanidade em seu conjunto é Grande Ser, por isso a moral é altruísmo, viver para os demais, para a Humanidade. O Grande Ser deve ser objeto de culto, primeiro um culto privado, no qual o homem se sente solidário com seus antepassados e descendentes, e depois um culto publico. Comte se espelhou na Igreja Católica, e chegou a imaginar a organização de uma Igreja completa, cm sacramentos, sacerdotes, um calendário de festas dedicadas às grandes figuras da Humanidade.A Religião da Humanidade foi muito difundida no Brasil, apresentando uma sede propria no Rio de Janeiro.


Comentário sobre o video.

O video acima  é a uma sintese do que significa o Positivismo,de maneira  clara e interativa.É um video feito por alunos e foi retirado do Youtube.

Curiosidades

A bandeira do Brasil, idealizada pelos idealistas republicanos no Brasil Império, recebeu influencia do pensamento positivista. Pois nela esta escrito a máxima dos estudos positivos Ordem e Progresso.Que é uma abreviação do lema Amor por principio,e a Ordem por Base;e o Progresso por fim